Testes em animais: quem faz, e quem não faz

Com a notícia de um laboratório espanhol de testes em animais que foi fechado esta semana e de onde foram liberados 72 cachorros Beagles, nos interessamos no assunto e fizemos uma pesquisa sobre as marcas que fazem testes em animais e as que não fazem. Reunimos alguns dados da PETA e falamos com algumas marcas para fazer uma avaliação básica da situação no mercado atual.

Antes de tudo, marcas que fazem testes em animais quer dizer várias coisas:

- testar diretamente os seus produtos em animais;
- terceirizar laboratórios para a realização dos testes em animais;
- fazer parte de um grupo empresarial que adota os testes em animais;
- poder fabricar algumas linhas de produtos não testados em animais;
- algumas marcas não testam em animais, porém a empresa mãe testa

A Natura, por exemplo, desde dezembro de 2003, não testa mais seus produtos em animais ou em tecidos de animais criados exclusivamente para pesquisa. Em dezembro de 2006, eles também eliminaram por completo estes testes em todas as etapas de pesquisa e avaliação de matérias-primas desenvolvidas exclusivamente para a marca seja internamente como em parceiros externos.

Veja as listas de marcas que fazem ou não teste em animais abaixo:

Top 10 marcas que fazem testes em animais:
1. Colgate
2. Avon
3. Axe
4. Maybelline
5. Lancôme
6. Dolce & Gabbana
7. Lux
8. Giorgio Armani
9. Gucci
10. Ralph Lauren
Veja mais marcas que fazem testes em animais aqui.

Top 10 marcas que não fazem testes em animais:
1. Nivea
2. Victoria’s Secret
3. Prada
4. Clinique
5. Natura
6. Revlon
7. M.A.C
8. O boticário
9. Missoni
10. Carolina Herrera
Veja mais marcas que não fazem testes em animais aqui.

Confira o video da liberação dos Beagles:

Foto: youtube.com

Compartilhe este Modismo

Comentários

  1. Marcia disse:

    Sobre a avon… já vi em outras listas que ela não testa. Aqui diz que testa. Qual será a verdade?

    1. Modismo disse:

      Oi Marcia, usamos a lista da PETA (People for the Ethical Treatment of Animals), uma das mais importantes organizações deste tipo, e consta o nome da Avon Internacional. Também verificamos a lista de empresas que não praticam testes em animais da ong brasileira PEA (Projeto Esperança Animal) e a Avon não estava presente. Tomara que isso ajude!

      1. Cris disse:

        A AVON não testava em animais até entrar no mercado chinês. Para se adequar à lei local e não perder este mercado milionário, a empresa mudou seus princípios e traiu seus consumidores. Está conquistando o mercado chinês e o desprezo de alguns.

    2. Tana disse:

      Ela não testava até que para entrar na China foi exigido que ela testasse e a Avon aceitou testar!

  2. tania correia disse:

    como é que as marcas que não testam em animais testam os seus produtos? em pessoas??!!! tou curiosa para compreender como chegam á conclusão de que um produto é seguro para as pessoas usarem.

    1. Patricia disse:

      Hoje em dia se conhece os compostos que são incluídos para criar um determinado tipo de creme, e quando há dúvidas, pode pesquisar o que tem em um composto, não é mais racional jogar álcool nos olhos de um cachorro para saber se isso vai fazer mal mesmo ou não. Existem muitas tecnologias para testagem. Como podem existir empresas que não utilizam animais para testagem e ser legal existir? Um dos motivos é por ser seguro. E por que não acontece o mesmo para testagem em animais? Por que não há mais aprovação em relação a isso? As tecnologias estão ai para serem usadas, e para o bem.

    2. MJG disse:

      A Body Shop por exemplo desenvolveu uma pele sintética e outros recursos do género

    3. anonimo disse:

      Santa ignorância meu Deus!! ¬¬
      melhor continuar torturando os animais pra vc usar sem medo seus cremes pra rugas né? Aff!!

    4. Eliane disse:

      Não é as pessoas que querem usar? Elas que testem. Já viu algum animal querendo usar rímel? ou o que quer que seja? Já viu algum animal Maltratar Outro para Comodismo próprio?

    5. aana paula gama disse:

      A SUA IGNORANCIA ME SURPREENDE, ANTES DE COMENTAR ALGO É BOM PEESQUISAR EXISTEM INUMERAS FORMAS DE TESTES NAO SENDO NECESSARIO O SACRIFICIODE ANIMAIS, MAS ELAS KEREM ECONOMIZAR …NADA MAIS JUSTO KE PRODUTOS PARA SERES HUMANOS SEJAM TESTADOS EM SERES HUMANOS EU VOTO EM VC

  3. Sulla disse:

    Desatualizado. Veja a nova lista da PETA!

  4. Alexsandra Mergulhao disse:

    partir para grosseria para responder um questionamento também não resolve e nem esclarece nada neh Gente…. Santa ignorância da bora de um ignorante.

    Toda militância existe para esclarecer quem não entende…do contrário qualquer discussão seria desnecessária.

    Eu consumo avon e revendo os produtos da linha como forma de sobrevivencia e fico assustada com essa informação. Do mesmo modo, adoro as linhas da Maybelline e também me senti frustrada ao vê-la entre as empresas que adotam as pesquisas em animais. Com a divergência de informação, onde ora a empresa aparece entre as que praticam esse teste absurdo e ora não consta na lista, me sinto mais insegura ainda. Como confiar em algo assim? Qual instituto tem idoneidade para tratar do assunto? Alguém pode de responder??/

    1. Fábio Seelig disse:

      Acho que vc interpretou mal. A Avon aparece na lista da PETA como uma das que utilizam. Na lista da PEA, eles não constam na lista dos que NÃO usam.

    2. amanda disse:

      a lista da peta é a unica confia vel pq quando uma empresa assume a emprensa q n faz testes em animais é os voluntarios da peta q vão investigar a empresa

  5. Emanuela disse:

    Olá Boa noite, gostaria de informar que a AVON e a Natura testam em animais sim, na China, pois lá é obrigado por lei! tem produtos que não sao feitos la, mas mesmo comprando os que não testam você financia a marca e ela continuará testando.

    1. Cynara disse:

      A Natura não testa. Está no site e também já liguei para perguntar. Também não usam nenhuma matéria prima animal, apenas vegetal. Tá em dúvida, ligue e pergunte à empresa. Eles enviam emails que servem como documento.

      1. Wandinha disse:

        Oi Cynara! Bom acredito que a Natura não testa em animais. Contudo, pela minha experiência nos SAC's das empresas eles adoram nos enganar.

        Maltratar animais com testes desnecessários e muitas vezes ineficientes não é bonito e nem moralmente correto. Mas sabemos o quanto tais empresas se vendem por boazinhas. (Engraçado ver uma marca de carnes ter em seu logotipo um animalzinho feliz. Só se for alusão à alguma crença de que mortos o sofrimento acabou e estão felizes agora. )

        Por exemplo se você pergunta" Gostaria de saber se vcs testam em animais" e eles dizem "não não testamos". Mas talvez eles compram produtos de empresas que testam, talvez eles vendem para países que obrigam que eles façam testes lá, talvez eles não testam mas apoiam e patrocinam eventos e no fim das contas estarão investindo em sofrimento animal (exemplo a boticário), não testam em alguns produtos mas testam em outros. Eles adoram deixar as coisas implícitas, subtendidas etc.

        Enfim o que digo aqui é que eu particularmente só aceito a lista do PEA para minhas compras. E realmente pesquisar muito e por via das duvidas não comprar.

  6. silvia disse:

    Certeza que NIVEA não testa? Não está na lista do arquivo…

    1. Lilian disse:

      A Nívea não testa.

  7. Katie disse:

    M.A.C ainda faz testes

  8. Gabriela disse:

    A MAC não testa não…

  9. [...] Testes em animais: quem faz, e quem não faz (15) [...]

  10. Julia disse:

    Pessoal, a Nívia não consta na Lista da peta porque os subprodutos que ela utiliza são testados em animais. A Nívea não testa mas compra produtos de empresas que testam, então para mim não serve …

  11. karen disse:

    Sabe o que eu gostaria de saber? Se não existe uma lei na qual as empresas deveriam colocar no rótulo do produto que "foi testado em animal" ou " não foi testado em animal", seria ótimo para identificarmos rapidamente e não comprar um produto e optar por outro.

    1. Mier Zivota disse:

      Mas ai é que tà a questao da història,é claro que a lei nao se impoe muito a obrigar as empresas colocarem no ròtulo,se testou ou nao,pois é tudo uma geraçao de bons rendimenos de impostos entre lei e empresas,em algumas partes sistemàticas,pois se informando claramente ,de que tais empresas x ou y fazem testes,elas teriam assim uma baixa muito grande na venda,e assim possivelmente deixaria de render tributos para o sistema maior entre governo substanciado da lei.Resumindo em poucas palavras é uma réplica mafiada. Sabe aquela coisa tudo na base do dinheiro?.Se uma empresa tem queda nas vendas,possivelmente quem ganha em cima dessas empresas perde também.

  12. sara disse:

    A MAC volta a testar, tal e qual como estee lauder

  13. sara disse:

    Tudo porque, de uma maneira ou de outra MAC e estee lauder estão ligadas, e podem ver a lista no site da Peta, actualizada a 10/10/2012

    http://www.peta.org/living/beauty-and-personal-ca

  14. Aline disse:

    Boa tarde pessoal, para quem está em duvida quanto aos produtos da NIVEA, neste link há um email respondido pelo sac da nivea confirmando que els NÃO fazem testes em animais!!
    http://www.guiavegano.com/produtos/sac/nivea.htm

    Espero ter ajudado ;)

  15. Maidê disse:

    Aí diz que a Ravlon não testa os cosméticos em animais, mas na lista PETA diz que testa.

  16. Régis disse:

    olá

    que tal adicionar a Nestlé q é gigante e comprovadamente utiliza?

    abr

  17. Katia disse:

    Oi gente boa noite, eu confesso que tbm ja usei produtos que tesstam em animais , mas por pura falta de imformação , eu AMO os animais, e hoje quando eu fui comprar um lapis de olho , fiquei procurando por quase meia hora algum que continha o selo de garantia de que NÃO TESTE EM ANIMIAS, emfim não comprei nehum , de várias marcas nehum tinha o selo :( , a partir de agora vou ser bem cautelosa, nunca é tarde para aprendermos, vcs podem assinar a petição no site da PEA, para banir a realização de testes em animais no mundo em 2013, vamos la pessoal . vamos fazer o possivel nunca é tarde nunca mesmo um abraço de urso a todos :)

  18. Marina disse:

    MAC testa em animais!Está errado isso ae! http://www.mediapeta.com/peta/PDF/companiesdotest