#GirlPower: A origem do dia da mulher

O dia da mulher se comemora, oficialmente, no dia oito de março. Apesar de ser uma data presente em nossas vidas há bastante tempo, muita gente não sabe o que levou à sua criação.

O incêndio ocorrido em uma fábrica têxtil em Nova York em 1911, que matou mais de 100 operárias, é sempre lembrado como um motivo por trás da data. Mas não é o único. Muitos anos antes desse acontecimento, em maio de 1908, já se comemorava o Dia Nacional da Mulher nos Estados Unidos. Neste caso, a motivação era outra: cerca de 1.500 cidadãs aderiram a uma manifestação por igualdade econômica e política. Apenas um ano depois, outro protesto deu origem à oficialização da data como sendo 28 de fevereiro.

No dia 8 de março de 1917, 90 mil russas organizaram uma manifestação contra o Czar Nicolau II, um episódio que ficou conhecido como Pão e Paz, o que nos leva a crer que esta tenha sido a principal referência da data como a conhecemos hoje. Apesar disso, foram necessários mais de setenta anos até que as Nações Unidas reconhecessem oficialmente o Dia da Mulher.

Fotos: google images

Compartilhe este Modismo